Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

Ser mulher... Ser homem... Ser humano





Não me sinto capaz de falar sobre emponderamento feminino nesta época em que se exige muito conhecimento das novas regras de conduta da sociedade, do politicamente correto. Regras que, confesso, nem sempre me parecem certas.

De qualquer forma, acredito entender bem o que é ser mulher, e sei que nenhuma regra ou lição dada será aprendida se no berço familiar não existir uma mulher ou um homem capaz de ensinar para a sua filha, e principalmente para seu filho noções de igualdade.

A mim parece óbvio que nunca haverá mulher com autoestima, sabedora do seu poder, enquanto se interioriza uma diferença ensinada desde a infância na criação de homens e mulheres.

Ainda hoje assisto costumeiramente a isso. Meninas criadas para toda e qualquer função doméstica, porque “ela deve saber se virar e cuidar de uma casa e de si própria”, e meninos crescendo sem essa mesma obrigatoriedade, salvo estudar, jogar bola e ser macho. Ser macho é bom, ser fêmea é pejorativo...

Cresci educada em um colégio feminino, e lá aprendi além do currículo escolar, a ser mulher (daquela época). Bordar, costurar, boas maneiras e tudo o mais. Faz tempo? Um pouco. Mas as mulheres já tomavam pílula, Woodstok já tinha acontecido, e foi na minha adolescência que surgiu a AIDS, que segurou a todos naquele ambiente de liberdade absoluta dos amores livres. Mesmo assim, na contramão do meu colégio, fui incentivada a estudar para nunca depender de ninguém, porque apesar de todo tradicionalismo de meu pai, que sempre assumiu o papel de provedor e nunca permitiu que minha mãe trabalhasse, não queria isso para as três filhas.

Certamente se eu tivesse um irmão, a criação dele seria outra. Duvido que tivesse aprendido a cozinhar, arrumar a casa e passar roupa... Mas nós, eu e minhas irmãs, além de aprender tudo isso tivemos que estudar muito, trabalhar, dirigir, e tudo mais que pudesse nos proporcionar independência e que normalmente era oferecido aos homens.

Acredito verdadeiramente que a evolução feminina se deu por conta desses pais que ensinaram as filhas que elas podem sim fazer qualquer coisa que queiram. Ao mesmo tempo acredito que os homens continuam sendo criados como sempre foram, e por isso pouco evoluíram...

A meu ver, a desigualdade de gênero ainda é presente por conta disso.

Enquanto a mulher tem sido incentivada a lutar por igualdade, os homens continuam perdidos em um mundo diferente daquele em que foram criados no berço. Todo e qualquer cenário só será modificado quando forem criados aprendendo além do que já se ensina, a cozinhar, passar, cuidar, costurar e tudo o mais costumeiramente ensinado às mulheres, igualando verdadeiramente os gêneros. Apesar de que hoje são poucas as mulheres que crescem aprendendo isso.

Estamos longe do mundo ideal, e não quero discutir os problemas que ainda enfrentamos, principalmente nas camadas desfavorecidas, onde esse é apenas um dos problemas. Mas o que eu acredito é que a igualdade de gênero, tão hoje conclamada, precede de termos em mente que somos humanos, em evolução, seja em que papel for, e que o papel da família, seja em qual formação for, é criar filhos em igualdade de formação e oportunidades.


Até lá, continuaremos a comemorar o Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário